Ágil, melhorando um pouco a cada dia

Hoje fui surpreendido com a história de um filme sobre um esquimó que sai do Ártico até Nova York para alertar os poderosos sobre os perigos do aquecimento global (Chloe e Theo).

A ideia do filme possui um desafio impossível, mas vamos trazer este exemplo para o mundo corporativo. Quantos de nós não nos deparamos com políticas ou processos rígidos e que não temos influencia suficiente para mudar?

A abordagem do Ágil possui uma forte ligação com Lean (pensamento enxuto), mas também traz as práticas do Kaizen, metodologia japonesa voltada para a melhoria contínua.

Esta metodologia prega que devemos realizar melhorias todos os dias. O hoje sempre melhor do que o ontem, mesmo que uma pequena melhoria por vez. É daí que temos cerimonias de retrospectivas (lições aprendidas) como parte de métodos e frameworks ágeis.

Então agora sabendo que devemos pensar simples e melhorar um pouco a cada dia, seguimos com a ideia ágil e independente da rigidez dos seus processos, o resultado será diferente. Continue melhorando. Seja ágil!

 

Mais informações sobre o Kaizen:

Metodologia Kaizen e melhoria contínua, dois conceitos profundamente conectados

Evandro Galvão

Evandro Galvão

Formado em Redes de Computadores, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e Professional Scrum Master I (PSM I) e PSK I (Professional Scrum com Kanban) pela Scrum.org. Membro atuante na transformação das Organizações através da melhoria contínua de processos, das relações humanas e mudança no Mindset. Fã de filmes e séries. Entusiasta e apoiador do movimento Ágil e busco a quebra de fronteiras para a sua aplicação, sempre visando a cadeia de valor.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *