Hoje fui surpreendido com a história de um filme sobre um esquimó que sai do Ártico até Nova York para alertar os poderosos sobre os perigos do aquecimento global (Chloe e Theo).
A ideia do filme possui um desafio impossível, mas vamos trazer este exemplo para o mundo corporativo. Quantos de nós não nos deparamos com políticas ou processos rígidos e que não temos influencia suficiente para mudar?
A abordagem do Ágil possui uma forte ligação com Lean (pensamento enxuto), mas também traz as práticas do Kaizen, metodologia japonesa voltada para a melhoria contínua.
Esta metodologia prega que devemos realizar melhorias todos os dias. O hoje sempre melhor do que o ontem, mesmo que uma pequena melhoria por vez. É daí que temos cerimonias de retrospectivas (lições aprendidas) como parte de métodos e frameworks ágeis.
Então agora sabendo que devemos pensar simples e melhorar um pouco a cada dia, seguimos com a ideia ágil e independente da rigidez dos seus processos, o resultado será diferente. Continue melhorando. Seja ágil!
Mais informações sobre o Kaizen:
Metodologia Kaizen e melhoria contínua, dois conceitos profundamente conectados