Combinando o Design Thinking + Lean Startup + Agile

Utilizado cada vez mais em forma conjunta o Design Thinking, Lean Startup e Agile são executados conforme a necessidade do mercado em atingir resultados com a orientação a produtos e ao cliente. Abaixo seguem os objetivos das etapas para fase de início até a entrega, com a entregar de valor ao cliente.

Design Thinking: Design para a identificação de problemas e geração de proposta, levando os participantes pelo processo de inspiração, resolução de problemas, geração de ideias, prototipagem e testes, uma abordagem de inovação centrada no ser humano, integrando as pessoas, tecnologia e negócios.

Lean Startup: Abordagem científica (utilizando estratégias da produção Toyota e da filosofia OODA) usado para transformar soluções propostas em modelos de negócios e definir os MVP´s, sustentada por suposições que são rapidamente testadas com clientes, aprender e repetir para o ajuste do produto.

Agile: Utilizado como o centro do processo, uma maneira de trabalhar, caracterizada pela entrega frequente e incremental de produtos, reavaliação e adaptação de planos, com recursos propostos, envolvendo clientes, gerando visibilidade. O time está focado no trabalho com itens de maior valor (conforme necessidade do produto do cliente).

Conclusões: O design thinking auxilia a concepção das ideias, a lean startup nos ajuda a transformar modelos de negócios e o agile nos ajuda a entregar o produto de forma rápida e incremental para obter feedback

Fonte: Gartner

contínuo, adaptar e entregar precisamente o que o cliente necessita, além de auxiliar na liberação do engajamento dos envolvidos, definindo e melhorando as formas de trabalho. Porém é necessário observar o processo para que não seja utilizado de forma linear, evitando que seja um novo processo cascata.

 

 

You may also like...

1 Response

  1. João Vitor says:

    Acho que cada framework tem sua particularidade e, entende-los como complementares pode gerar mais confusão do que esclarecer. Isso porque cada uma dessas ferramentas vai gerar sobreposição uma com as outras e possuem meios diferentes pra alcançar os objetivos.
    Um artigo interessante sobre isso está aqui: https://medium.com/serious-scrum/combine-design-thinking-lean-startup-and-agile-beware-of-waterfall-in-disguise-46b230f536c9

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *